As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão

Em seu texto “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, Edgar Morin afirma com veemência que todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. Segundo ele, a educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão. Alguns dos principais aspectos abordados pelo autor são:
  1. Devido ao erro e à ilusão, nunca se ensina o que é de fato o conhecimento;
  2. Examinando as crenças do passado, a maioria contém erros e ilusões sobre o mundo e a realidade;
  3. O conhecimento nunca é um reflexo ou espelho da realidade; ele é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução;
  4. Toda tradução comporta o risco de erro;
  5. Não há nenhuma diferença intrínseca entre uma percepção e uma alucinação;
  6. Até nos processos de leitura estamos ameaçados pela alucinação;
  7. Tomar a ideia como algo real é um erro; é como confundir o mapa com o terreno;
  8. Outras causas de erro são as diferenças culturais, sociais e de origem: o indivíduo pensar que suas ideias são as mais evidentes/normais;
  9. O problema do conhecimento é de todos (não só dos filósofos) e cada um deve levá-lo em conta desde muito cedo;
  10. Explorar as possibilidades de erro para ter condições de ver a realidade.

Para refletir:


Charge





Créditos:
Os Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro de Edgar Morin – Disponível em http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85840/morin_pensamento_complexo.pdf - Acesso em 03/06/2010, às 12 horas.