Em seu texto “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, Edgar Morin afirma com veemência que todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. Segundo ele, a educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão. Alguns dos principais aspectos abordados pelo autor são:
- Devido ao erro e à ilusão, nunca se ensina o que é de fato o conhecimento;
- Examinando as crenças do passado, a maioria contém erros e ilusões sobre o mundo e a realidade;
- O conhecimento nunca é um reflexo ou espelho da realidade; ele é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução;
- Toda tradução comporta o risco de erro;
- Não há nenhuma diferença intrínseca entre uma percepção e uma alucinação;
- Até nos processos de leitura estamos ameaçados pela alucinação;
- Tomar a ideia como algo real é um erro; é como confundir o mapa com o terreno;
- Outras causas de erro são as diferenças culturais, sociais e de origem: o indivíduo pensar que suas ideias são as mais evidentes/normais;
- O problema do conhecimento é de todos (não só dos filósofos) e cada um deve levá-lo em conta desde muito cedo;
- Explorar as possibilidades de erro para ter condições de ver a realidade.
Para refletir:
Charge
Créditos:
Os Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro de Edgar Morin – Disponível em http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85840/morin_pensamento_complexo.pdf - Acesso em 03/06/2010, às 12 horas.