Para Morin, o ser humano é um todo. Ele é ao mesmo tempo físico, biológico, psíquico, místico, histórico e social. Faz parte de todos os aspectos das disciplinas de instruções. Por isso a educação não pode transmitir o conhecimento fragmentado e parcelado como tem feito atualmente. Ela deve promover o conhecimento para a compreensão da totalidade do ser humano.
É necessário, para que isso aconteça, que a educação encontre um meio de convergir todas as disciplinas para a questão da identidade humana para que estabeleça a condição humana para um todo. Desenvolver um saber que explore todas as diversidades que são necessárias para o ser humano viver em sociedade, porque ele faz parte dela e esta tem uma cultura. A sociedade só existe por causa dos seres humanos e, é fundamental a sua participações nos seguimentos existentes nela, porque fazendo assim, promovem a interação. E nesta interação acontece a cultura, a qual completa o homem.
O ser humano é complexo, e a educação do futuro será o estudo desta complexidade. Buscando desempenhar a tarefa fundamental, que é ensinar e educar para condição humana, proporcionando a construção de novos saberes para superação das novidades da vida. Não deixando de educar com valores, que deveria ser o da própria condição humana. Para isso, tem que rever os currículos de ensinos, que oferece saberes parcelados e separados de um todo.
“Ensinar a condição humana deveria ser o objeto essencial de qualquer sistema de ensino e isso passa considerar conhecimentos que estão dispersos em várias disciplinas como as ciências naturais, as ciências humanas, a literatura e a filosofia. As gerações precisam conhecer a unidade e a diversidade do humano.” Edgar Morin – Entrevista concedida à Angélica Sátiro
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