Em meio ao nosso universo inserido nesse mundo contemporâneo, há várias maneiras de adquirirmos o conhecimento o qual vem se multiplicando e inovando com a evolução e inclusão das tecnologias na educação. Desse modo, “Na perspectiva de Piaget, para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que se estabeleça um desequilibrio nas estruturas mentais, isto é, os conceitos já assimilados necessitam passar por um processo de desorganização para que possam novamente, a partir do contato com novos conceitos se reorganizarem estabelecendo um novo conhecimento.”
O conhecimento não pode ser dado como espelho da realidade, ele deve ser reconstruido, traduzido e interpretado a partir de idéias ou percepções que são adquiridas por nós, de várias maneiras. Devemos levar em consideração o risco de erro, pois vivemos num mundo onde há diferenças culturais e sociais.
Segundo Morin, “Naturalmente o ensino fornece conhecimento e fornece saberes”. O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de fato é uma tradicional base de dados.

A profª Roberta Reis nos diz que segundo Edgar Morin a Educação precisa colocar em evidência alguns pontos... Veja o vídeo